segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nota da Mesa Redonda de Segunda-feira 19/09

Considerações

Quando se comenta sobre uma temática de caráter filosófico e sensível é indubitavel a grandiosidade da margem, não digamos de erro, mas de diversificada interpretação que pode abranger a mesma. E essa é realmente a causa e consequencia da I Semana de Arte Arquitetura e Urbanismo pelo menos o fim que a foi proposta. Na experiência de diversificação de opinião surgem até mesmo lados opostos, do qual pode estar baseada em diferentes correntes de pensamento. Podemos encontrar tais discrepâncias até mesmo na natureza, ao obersvarmos, por exemplo, os polos negativos e positivos de um mesmo imã. Mas independente de crenca, religião ou teoria, o princípio é comum. E é isso que busca a temática. Envolver fatos, mesmo que diferentes, ao fim de tentar juntar ou simplesmente aproximar as teorias em uma conclusão de mesma origem.
   
Vamos dizer de maneira superficial que as atividades diferem, tanto em conteúdo, quanto de caráter. Existem as que tem objetivo formado, introdução, meio e fim. As atividades que abrem possibilidades de mudança de roteiro que são os debates e mesas redondas, de forma que procederia de infinitas possibilidades de curso da conversa, de maneira que dependem do referente. Isso pode proceder que o entendimento e associação com a temática possam acontecer de várias formas, ou pode não acontecer. É um tanto quanto lamentável, se em algum momento da I Semana de Arte Arquitetura e Urbanismo não surgir o intercâmbio de idéias e o objetivo na qual as atividades se encarregariam de oferecer.

No ato de convocação dos professores ministrantes pela comissão organizadora, dos professores de arquitetura pelos alunos de arquitetura e dos professores de artes visuais pelos alunos de artes visuais, já se teve uma ideia pré concebida da experiência que eles poderiam ter para apresentar aos participantes sobre um determinado tema, ou seja, tentamos ajeitar de melhor maneira possível os melhores professores (a que a gente tem visão) para discutir sobre determinado assunto. De maneira alguma queremos coloca-los como representantes de ídeias de grupo, universal e acabada. Esperamos realmente que cada ministrante tenha bom senso do conteúdo em relaçao ao tema da palestra,  e de maneira mais abrangente, da temática da Semana. Dessa forma, existem coisas subjetivas que podem fugir ao controle do que a Comissão quer trazer para cada aluno, e aqui vai as desculpas da Comissão sobre qualquer equívoco ocorrido ou não atingimento do objetivo. Sendo mais especifico, a mesa redonda do dia de hoje deixou claro, com objetivo contrário, a grande distância que atualmente existe entre o ensino da Arquitetura e Artes Visuais. A semana surgiu em função da falta de duplas qualificações que tem ambos os cursos, então há necessidade de aproximação.

Também esperamos de certa forma que muita gente rompa preconceitos ou fundamentos extremamente rigidos para o entendimento das intervenções, que tentem juntar a temática com o sentido da arte apresentada.

Atenciosamente Comissão Organizadora.

3 comentários:

  1. é um com certa trisza que venho dizer que não concordo em gênero, número e grau sobre esta nota . Não há necessidade de existir um denominador comum, um senso comum, como ja diria Nelson Rodrigues "toda unanimidade é burra" . Tais discussões são intrínsecas à vida acadêmica e servem não apenas para criar discussõe, como também ampliar o repertório dos alunos e professores. Nessas horas falta um pouco de erudição. Parecem que não aguentam um debate mais profundo e crítico, como a elaboração de idéias e conceitos por mais radicais que eles sejam...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando dizemos "conclusao de mesma origem" Em momento algum dizemos que há um senso comum em relacao a ideia. De acordo com o texto as opinioes sao opostas, porem tudo nasceu la atras de uma mesma origem, e eh nessa origem que agente quer buscar semelhancas. Foi uma interpretacao bem equivocada.
    Elas tem pontos em comum que de acordo com a tematica deveriam ser apontados. Esse texto nao tem carater critico exatamente do que foi dito, e sim do objetivo que era a integracao e acabou sendo muito mais uma desintegracao.
    Sem duvidas que tais discussoes sao cabiveis e mais, extremamente necessarias, porem se algum palestrante quer vender seu peixe, entao que ele faca uma propria palestra ou seja bem mais sutil na hora de expressar uma opiniao, onde somente os que tendem de entender entendam.

    ResponderExcluir